Desrespeito espraiado


Não é só em frente ao prédio da Câmara de Vereadores de Pelotas que não há respeito às regras de trânsito, no caso, estacionamento. Na segunda à tarde, perto das 16h, a situação era a que a foto mostra. Em local destinado a viaturas policiais, com faixa amarela pintada, na quadra da rua General Osório, entre as ruas Três de Maio e Dom Pedro II, havia três veículos particulares. Na calçada em frente ao estacionamento, fica a sede da Polícia Rodoviária Federal. Pelo que se sabe, a PRF não possui viaturas discretas.

ANÁLISE
Entrou na pauta da Segunda Câmara Especial do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para a sessão da próxima segunda-feira, dia 3 de julho, a apreciação da representação feita contra o projeto da futura nova Câmara de Vereadores, no Parque Una.

ESCOAMENTO
Faz horinhas que o projeto está no TCE. Representante de empresa não selecionada para a execução da obra propôs a representação contestando a necessidade ou não de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

TÁTICA
Proposta de advertência pública contra o vereador Oraci Teixeira (PSB) apresentada no relatório da Comissão de Ética em função de suas ofensas contra o servidor Lázaro Müller não foi lida na sessão de segunda-feira, na Câmara de Canguçu.

ADIADA
Vereador Marcelo Maron (PTB) pediu a leitura na íntegra do relatório em plenário e a sessão foi suspensa. Quando do retorno, o vereador Arion Braga (PP) encaminhou a transferência para a sessão de hoje à tarde, 14h, o que foi aprovado.

VOTAÇÃO
Sendo ou não lido o relatório, o plenário deverá tomar posição sobre a decisão da Comissão de Ética sobre a advertência pública contra Oraci Teixeira. Ou aprova ou rejeita.

INTERPRETAÇÃO
Nas leituras do público externo, a desconfiança de que, se for votada e aprovada a advertência contra Teixeira, o mesmo procedimento, no mínimo, deverá ser seguido para o caso do vereador Xico Vilela (PP). E aí, dedução inicial, indica dois arquivamentos.

COBRANÇA
Só que os casos são muito diferentes. Se Oraci Teixeira pediu desculpas, Xico Vilela, após chamar uma servidora da Prefeitura de que estava na assistência de “neguinha…”, complicou ainda mais sua situação ao dizer que falava com o vereador Ubiratan Rodrigues (PP) sobre “um filmezinho pornográfico”.

COBRANÇA II
No caso de Xico Vilela, a repercussão na comunidade de Canguçu foi imediata e forte. Vários segmentos, em especial os que representam os direitos humanos, mulheres e negras, pediram, publicamente, a cassação do seu mandato. Sinuca de bico.

PREPARO
Partido Progressistas (PP) em Pelotas tem atividade política sexta que vem, dia 30, às 19h, no hotel Jacques Georges Tower. É o projeto #Capacita11, com a preparação para as eleições de 2024. Coordenação do presidente Paulo Grigoletti Gastal e membros da executiva do partido.

PRESENÇAS
Para falar sobre eleições e estratégias, o recado será dado pelo publicitário Cleber Benvegnú. Aqui estarão os deputados federais Covatti Filho (PP) e Afonso Hamm (PP), que concorrem a presidente e vice-presidente do diretório regional. Evento para progressistas e confirmações até hoje.

PEDAL
Vereador Márcio Santos (PSDB) mantém reunião com o secretário estadual de Esportes, Danrlei de Deus (PSD). Apresenta o projeto para a construção de uma pista de bicicross em Pelotas. Indicado o apoio com recursos que advirão do Programa Avançar - Esporte e Lazer.

ENTENDA
Está eleita a Corte da 17ª Festa Municipal do Leite, a realizar-se nos dias 21 e 22 de outubro, em Cerrito. Na foto, a rainha Bruna Hepp, a primeira princesa Mariele Machado e a segunda princesa Edilene Moraes. A Festa homenageia e ratifica a importância do setor leiteiro na economia agropecuária do Cerrito, um dos principais polos de produção láctea da região.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

JOGO

Próximo

PROTEÇÃO

Deixe seu comentário